Blog. Ter ou não ter?

Olá, galerinha
Tudo bem?
Hoje vou falar um pouquinho sobre como é ter um blog e o quanto isso muda a vida dos blogueiros. Espero ajudar você, que ainda está decidindo entrar para a blogosfera.
Vamos nessa?

O que é um blog?

Um blog já foi chamado várias vezes por mim de "cantinho", e continuo a usar essa palavra para definição. Considero o Naquele Outono meu cantinho virtual, onde posso falar de tudo um pouco. Hoje o blog se tornou meu refúgio, aqui me sinto bem e livre. É nesse cantinho da web que o blogueiro pode ser dono de algo, pode decidir, escolher, sem que ninguém mande ou opine. 


Sobre o que falar em um blog?

Essa é uma resposta muito relativa. Existem blogs específicos: literários, de moda, de viagens, de artesanato... Esses falam de um tema e o desenvolve em todos os posts, nunca fugindo ao assunto. Por outro lado, existem blogs como o Naquele Outono que falam sobre diversos temas e não seguem um padrão de assuntos. Eu, por exemplo, escrevo sobre livros, cotidiano, novidades e quando estou inspirada falo de moda e maquiagem. Ou seja, para você ter um bom conteúdo é necessário escolher um assunto que você domine, que saiba falar sobre sem se cansar. Eu optei por ter tema variado porque gosto de vários assuntos e não conseguiria seguir um padrão.


Como conseguir leitores?

Atrair leitores para o seu blog é uma tarefa difícil e exige muita paciência e dedicação. Nós costumamos visitar outros blogues e interagir com as blogueiras para trocarmos divulgações e visitas. Aos poucos forma-se uma rede de amigos na blogosfera e um vai colaborando para o crescimento do outro. Caso você tenha algum dinheiro para investir em divulgação seria mais rápido investir em mídias de divulgação, como o próprio Facebook e o Google. Mas, lembre-se, que não adianta ter 10.000 visitas em um dia se você não tiver um bom conteúdo, já que diante disso os visitantes não terão interesse em voltar ao seu blog.


Como ganhar dinheiro com o blog?

Es a questão. 
Muita gente já me perguntou isso. Se é trabalhoso conseguir leitores para o blog, imagina conseguir dinheiro sendo blogueira. Não é fácil! Mas é longe de ser impossível! Quando você atinge uma certa quantidade de visitantes, seguidores e comentários acaba atraindo muitas empresas interessadas em divulgação. Essas empresas solicitam um Media Kit (documento que o blogueiro faz mostrando quanto custa para divulgar em seu blog) e depois fecham negócio. Essas divulgação podem ser através de um único post, um vídeo ou até mesmo um banner fixo ao layout, isso vai variar dependendo dos interesses do contratante.
Uma outra forma de ganhar uma grana com o blog é o famoso Google Adsense. Nada mais é do que um programa que permite ganhos através de banners de propagandas que são colocados no layout do blog pelo próprio Google e a cada clique ou visualização uma certa quantia é recebida. Quando essa quantia atinge $100,00 o blogueiro consegue sacar o dinheiro.


Tenho que ter dinheiro para começar um blog?

OMG! Claro que não!
A única coisa que o dinheiro de fato pode ajudar no início é a divulgação, como já citado acima. Mas, não pense que ter produtos caros e roupa de marca irá contribuir para o crescimento do seu blog se você não tiver um bom conteúdo e força de vontade. Muitas blogueiras ostentam produtos caros, de marcas que a maioria das leitoras nem sequer podem comprar... Você acha isso legal? Claro que se uma marca cara oferecer parceria você não vai negar se achar proveitoso para o seu blog, mas nos seus posts tente apresentar os produtos acessíveis que a marca ofereça.
Enfim, dinheiro não resume sucesso. 


O que preciso para começar meu blog?

Já selecionou seu conteúdo principal? Então é hora de colocar isso ai em prática. 
Escolha a plataforma que melhor se adequar, experimente o Blogger (que eu uso) ou o Wordpress.
Como você ainda está no começo é bem legal escolher um layout grátis e esperar o blog evoluir para comprar um que será apenas seu, achei alguns nesses blogs: Colocando Salto e Menina, te contei?
Vou deixar aqui um vídeo que explique direitinho a mudança de layout no Blogger.



O nome do blog

Sim, essa é uma tarefa muito complicada. Seu blog será reconhecido pelo nome, será a primeira impressão que seus leitores terão do seu trabalho. Que responsabilidade! Vou dividir com vocês um pouco da minha experiência com nomes... Inicialmente meu blog se chamava "Mania de Leitor", um nome legal e prático de ser gravado mas o problema era que meus posts ficavam muito limitados, eu teria sempre que envolver assuntos sobre livros e isso estava me deixando muito desapontada. Depois troquei para "Facts in a Suburb", mas percebi que era muito difícil para meus leitores gravarem e voltarem ao blog. Depois, durante uma viagem, eu estava pensando muito sobre isso, e "Naquele Outono" surgiu na minha mente como mágica. hahaha Comprei um domínio na hora e oficializei o blog.
Um domínio é o famoso ".com" ou ".com.br" no final do link. Isso faz com que o "blogspot.com" ou o "wordpress.com" saia e fique com uma aparência mais profissional. É bem baratinho, gira em torno de R$30,00 por ano.


Preparada para ser um(a) blogueiro(a)?
Assim que criar seu blog deixe aqui nos comentários o link, adorarei visitar.
Espero que tenham gostado.
Beijos e beijos
- Quando eu descobrir quem sou, conto pra vocês.

21 comentários:

  1. Gostei do seu post, da sua explicação. Ainda tenho algumas dificuldades com meu blog porque na verdade não consigo me decidir sobre qual plataforma é melhor :s
    Estou usando hoje o wix, mas to tendo uns problemas já que paguei pelo domínio e até hoje não tive retorno .
    Você gosta da plataforma blogger ?
    beijos

    Blog:http://karynnecastro.wix.com/kmendes
    Canal: https://www.youtube.com/channel/UC5V88eBmacfHlsyROcza2_A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ka
      Então... Já usei o Wix. Confesso que tive uma série de problemas por lá, é muito bom para mudar o template do blog, é fácil da blogueira sozinha fazer a arte e tal. Mas, por outro lado, é muito ruim na hora de postar. Eu acabei ficando toda embolada por lá.
      Eu, pessoalmente, aconselho você a usar o Blogger. É um pouco difícil no início porque temos que aprender a mexer com html e esses assuntos. Mas quanto as postagens, é tudo muito simples! Super indico o Blogger ♥
      Espero ter ajudado.
      Beijos e beijos

      Excluir
  2. Oi Nany! Adorei o post, também vejo o blog como um cantinho, um lugar em que a gente pode compartilhar nossa opinião sobre cultura em geral, tutoriais e muito mais, muito interessante para quem quer começar o seu. Eu pesei vários fatores, demanda tempo para gerenciar o conteúdo e aparência, mas quando você vê o resultado fica muito feliz *-*
    Abraços!
    http://coisasdeumleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heeey
      Isso mesmo! Quando os resultados começam a aparecer é muito bom, percebemos que nosso trabalho aos poucos está sendo reconhecido.
      xoxo

      Excluir
  3. Sou iniciante e adorei as dicas, parabéns <3
    Abraços <3
    http://ruasazuis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ah, que bom que consegui te ajudar nessa.
      Sei como é difícil os primeiros meses de um blog. Mas, não desista!
      Beijos e beijos

      Excluir
  4. Olá Nany, adorei a postagem, esse tipo de post ajuda muito os iniciantes!
    Amei a sua definição do que é um blog, o meu é a mesma coisa do seu, adorei! =*

    Beijão! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa.
      Fico feliz que tenha gostado do post.
      beijos e beijos

      Excluir
  5. Uaaauuu!! Adorei as dicas, pra mim que estou começando caiu como uma luva... sabe comecei o blog paenas para ter meu cantinho mesmo, como você disse. E pra mim continua assim, um lugar em que posso ter total liberdade! E estou adorando conhecer outras blogueiras, vocês são demais!!

    bjinhoooos

    http://patibborba.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Que bom que meu post te ajudou, Patricia.
      Conhecer novas blogueiras é sempre muito bom, tente conhecer as que moram perto de você para marcarem encontrinhos e participarem de eventos.
      Beijos e beijos

      Excluir
  6. Oi Nany,
    Ótimo post! Quando eu comecei a bloggar, há uns ... sete, oito anos atrás, não tinha nenhuma preocupação e meu blog era realmente um cantinho de desabafo. Hoje em dia ele se tornou mais do que isso, eu vi que a blogosfera tem o poder de influenciar opiniões, o que é fantástico! Eu adoro compartilhar minhas leituras com os amigos e conhecer a opinião deles.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari
      Exatamente!
      O que mais me atrai na blogosfera é a forma como os blogs nos tiram de posição passiva e nos colocam em um situação completamente ativa na rede. Isso é fantástico!
      Beijos e beijos

      Excluir
  7. Excelente post! Super esclarecedor, sem deixar de ser estimulante! Adorei seu blog. Lindo e super delicado. Parabéns por cada detalhe e, principalmente, pelos conteúdos desenvolvidos! ;)

    http://aquelaepifania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliza
      Que bom que gostou do meu cantinho hehehe
      Vou visitar o seu e não deixe de voltar aqui.
      Beijos e beijos

      Excluir
  8. Oii!!!

    Achei muito bom o post, bem explicado e interessante. Quero colocar no meu blog o Google Adscence, pois já ouvi falar muito bem dele.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliete
      Adicione sim o Adsense ao seu blog, é muito bom ver nosso trabalho crescendo e sendo reconhecido.
      Sabemos que vida de blogueira não é fácil, né?
      Beijos e beijos

      Excluir
  9. Gostei muito desse seu post. Adoro ter um blog, o meu cantinho chamado Estante da Ana. É onde compartilho, ao lado de minha filha, nossas opiniões sobre as leituras que fazemos. É gratificante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal a proposta do seu blog Ana.
      Vou vistar e conhecer um pouco do seu trabalho.
      Beijos

      Excluir
  10. Eu simplesmente amei o post!
    Realmente ter um blog não é simples...exige dedicação,disciplina e tempo...além de saber escrever né..já que não adianta nada ter um blog mas escrever tudo errado não falar coisa com coisa.
    E uma idéia que muita gente deve tirar da cabeça é de que "vou ter blog pra ganhar dinheiro e produtos" NÃO,NÃO E ASSIM!
    Você tem que ralar muuuuuuuito pra isso...e mesmo assim é dificil.
    Mesmo assim acho que vale a pena..
    Beeeijos aparece lá no blog
    Karen de Souza
    http://mimimisdakaren.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karen
      Que bom que você gostou do post.
      Um blog exige dedicação e mais e muita paciência, porque por meses você não verá o resultado desejado e terá que tirar vontade de onde não tem.
      Apareço sim no seu blog, chuchu
      Beijos

      Excluir
  11. Adorei as dicas, meu blog é beeem novinho ainda e essas dicas vão me ajudar bastante, obrigada!

    eraumavezumaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz pela sua visita. Que tal deixar um comentário?
Um beijo e volte sempre. :)