Blog. Ter ou não ter?

Olá, galerinha
Tudo bem?
Hoje vou falar um pouquinho sobre como é ter um blog e o quanto isso muda a vida dos blogueiros. Espero ajudar você, que ainda está decidindo entrar para a blogosfera.
Vamos nessa?

O que é um blog?

Um blog já foi chamado várias vezes por mim de "cantinho", e continuo a usar essa palavra para definição. Considero o Naquele Outono meu cantinho virtual, onde posso falar de tudo um pouco. Hoje o blog se tornou meu refúgio, aqui me sinto bem e livre. É nesse cantinho da web que o blogueiro pode ser dono de algo, pode decidir, escolher, sem que ninguém mande ou opine. 


Sobre o que falar em um blog?

Essa é uma resposta muito relativa. Existem blogs específicos: literários, de moda, de viagens, de artesanato... Esses falam de um tema e o desenvolve em todos os posts, nunca fugindo ao assunto. Por outro lado, existem blogs como o Naquele Outono que falam sobre diversos temas e não seguem um padrão de assuntos. Eu, por exemplo, escrevo sobre livros, cotidiano, novidades e quando estou inspirada falo de moda e maquiagem. Ou seja, para você ter um bom conteúdo é necessário escolher um assunto que você domine, que saiba falar sobre sem se cansar. Eu optei por ter tema variado porque gosto de vários assuntos e não conseguiria seguir um padrão.


Como conseguir leitores?

Atrair leitores para o seu blog é uma tarefa difícil e exige muita paciência e dedicação. Nós costumamos visitar outros blogues e interagir com as blogueiras para trocarmos divulgações e visitas. Aos poucos forma-se uma rede de amigos na blogosfera e um vai colaborando para o crescimento do outro. Caso você tenha algum dinheiro para investir em divulgação seria mais rápido investir em mídias de divulgação, como o próprio Facebook e o Google. Mas, lembre-se, que não adianta ter 10.000 visitas em um dia se você não tiver um bom conteúdo, já que diante disso os visitantes não terão interesse em voltar ao seu blog.


Como ganhar dinheiro com o blog?

Es a questão. 
Muita gente já me perguntou isso. Se é trabalhoso conseguir leitores para o blog, imagina conseguir dinheiro sendo blogueira. Não é fácil! Mas é longe de ser impossível! Quando você atinge uma certa quantidade de visitantes, seguidores e comentários acaba atraindo muitas empresas interessadas em divulgação. Essas empresas solicitam um Media Kit (documento que o blogueiro faz mostrando quanto custa para divulgar em seu blog) e depois fecham negócio. Essas divulgação podem ser através de um único post, um vídeo ou até mesmo um banner fixo ao layout, isso vai variar dependendo dos interesses do contratante.
Uma outra forma de ganhar uma grana com o blog é o famoso Google Adsense. Nada mais é do que um programa que permite ganhos através de banners de propagandas que são colocados no layout do blog pelo próprio Google e a cada clique ou visualização uma certa quantia é recebida. Quando essa quantia atinge $100,00 o blogueiro consegue sacar o dinheiro.


Tenho que ter dinheiro para começar um blog?

OMG! Claro que não!
A única coisa que o dinheiro de fato pode ajudar no início é a divulgação, como já citado acima. Mas, não pense que ter produtos caros e roupa de marca irá contribuir para o crescimento do seu blog se você não tiver um bom conteúdo e força de vontade. Muitas blogueiras ostentam produtos caros, de marcas que a maioria das leitoras nem sequer podem comprar... Você acha isso legal? Claro que se uma marca cara oferecer parceria você não vai negar se achar proveitoso para o seu blog, mas nos seus posts tente apresentar os produtos acessíveis que a marca ofereça.
Enfim, dinheiro não resume sucesso. 


O que preciso para começar meu blog?

Já selecionou seu conteúdo principal? Então é hora de colocar isso ai em prática. 
Escolha a plataforma que melhor se adequar, experimente o Blogger (que eu uso) ou o Wordpress.
Como você ainda está no começo é bem legal escolher um layout grátis e esperar o blog evoluir para comprar um que será apenas seu, achei alguns nesses blogs: Colocando Salto e Menina, te contei?
Vou deixar aqui um vídeo que explique direitinho a mudança de layout no Blogger.



O nome do blog

Sim, essa é uma tarefa muito complicada. Seu blog será reconhecido pelo nome, será a primeira impressão que seus leitores terão do seu trabalho. Que responsabilidade! Vou dividir com vocês um pouco da minha experiência com nomes... Inicialmente meu blog se chamava "Mania de Leitor", um nome legal e prático de ser gravado mas o problema era que meus posts ficavam muito limitados, eu teria sempre que envolver assuntos sobre livros e isso estava me deixando muito desapontada. Depois troquei para "Facts in a Suburb", mas percebi que era muito difícil para meus leitores gravarem e voltarem ao blog. Depois, durante uma viagem, eu estava pensando muito sobre isso, e "Naquele Outono" surgiu na minha mente como mágica. hahaha Comprei um domínio na hora e oficializei o blog.
Um domínio é o famoso ".com" ou ".com.br" no final do link. Isso faz com que o "blogspot.com" ou o "wordpress.com" saia e fique com uma aparência mais profissional. É bem baratinho, gira em torno de R$30,00 por ano.


Preparada para ser um(a) blogueiro(a)?
Assim que criar seu blog deixe aqui nos comentários o link, adorarei visitar.
Espero que tenham gostado.
Beijos e beijos
- Quando eu descobrir quem sou, conto pra vocês.